DELÍCIAS DO INVERNO: HARMONIZANDO QUEIJOS E VINHOS

170630 delfrios ig 2tm

Depois da tábua de queijos, chegou a vez de falarmos dos vinhos

Um vinho cai bem em qualquer época do ano, mas vinho e inverno parecem ter sido feitos um para o outro. Que combinação! E que tal incluir queijos deliciosos para completar este momento? É o casamento perfeito.

Foi pensando nisso que a Deli Delícia criou este infográfico mostrando como montar uma tábua com queijos dos mais variados tipos, acompanhados dos vinhos que melhor harmonizam. Também preparamos um vídeo com dicas do Chef Daniel Lameirão de como prepará-la:

E, agora, nada mais justo do que contar um pouco mais sobre o outro lado: nossos vinhos preferidos. Vamos à seleta lista:

Beaujolais - Abel Pinchard

Beaujolais - Abel Pinchard

Este vinho francês pode ser do tipo básico, mais leve e refrescante. Ou pode ser do nível Village ou Cru, que é mais estruturado e complexo. Para combinar com nosso suave e agradável queijo camembert, vamos escolher o primeiro tipo, que também se caracteriza por ser uma bebida frutada, mas que deve ser consumida ainda jovem. Perfeito!

Sauvignon Blanc - Luiz Argenta

Sauvignon Blanc - Luiz Argenta

Um das uvas mais famosas, a Sauvignon Blanc é originária da França, mas ganhou destaque mundial a partir de produções em outros países, como a Nova Zelândia. E assim conhecemos este vinho de sabor penetrante com toque de frutas tropicais e acidez vibrante. Vai muito bem, obrigado, com o nosso Queijo de Cabra (Chèvre), de sabor suave e maturação curta.

Merlot - Arbo, da vinícola Perini

Merlot - Arbo, da vinícola Perini

Mais um vinho frutado para a nossa lista. A Merlot é uma cepa que se assemelha à Cabernet Sauvignon, entretanto, ela é de persistência mais baixa, mais suave e, quando jovem, lembra frutas vermelhas, como cereja e framboesa. Nosso queijo azul da tábua, o Gorgonzola, de aroma intenso e sabor bem agradável, foi eleito pelo nosso Chef Daniel Lameirão o par ideal para o Merlot.

Pinot Noir - Adobe Emiliana

Pinot Noir - Adobe Emiliana

Uma das uvas mais antigas do mundo, a Pinot Noir preza pela elegância e delicadeza. Sua acidez se destaca pelo equilíbrio dos taninos e do teor alcoólico. O aspecto visual claro, às vezes quase rosado, ajuda nas suas principais características: sedosos e suaves. O holandês Prima Donna, de massa dura, combina muito bem.

Cava - Cordoniu

Cava - Cordoniu

O vinho Cava é do tipo espumante. É preparado com o mesmo método de produção do Champagne, porém, seu sabor é mais frutado por causa da incidência solar da região da Catalunha, que, inclusive, proporciona um sabor mais suave. Não muito longe de lá, na região da Mancha, é produzido o forte queijo Manchego, que cai muito bem com o Cava. Ponto para a Espanha.

Zinfandel - Woodbridge

Zinfandel - Woodbridge

Muito populares na Califórnia, os vinhos tintos da uva Zinfandel apresentam aroma frutado com coloração rubi, bons taninos, acidez equilibrada e teor alcoólico relativamente alto, com uma média de 15%. Para combinar com ele e fechar nossa harmonização de queijos e vinhos em grande estilo, escolhemos o complexo e levemente salgado queijo Grana Padano.

E é claro que você encontra todos esses vinhos e queijos deliciosos nas lojas da Deli Delícia. Confira nossos endereços e venha fazer um brinde conosco.

Veja também quem são os curadores de queijos e vinhos das nossas lojas, à disposição para tirar todas as suas dúvidas:

PENÍNSULA

MAP

BOTAFOGO

VOGUE

OLEGÁRIO