SAIBA MAIS SOBRE A QUARTA TEMPORADA DO DEGUSTANDO PALAVRAS

Banner degustandopalavras2

As idealizadoras do projeto, Michelle Strzoda (à esquerda) e a historiadora Ana Roldão. Foto: Brenno Carvalho / Agência O Globo

As idealizadoras do projeto, Michelle Strzoda (à esquerda) e a historiadora Ana Roldão. Foto: Brenno Carvalho / Agência O Globo

Saiba mais sobre a 4ª Temporada do Degustando Palavras

Em cinco encontros semanais de dar água na boca, o público descobrirá particularidades de personalidades de diferentes áreas e sua relação pouco conhecida com a cozinha de seus locais de origem e épocas.

Curadora do projeto, que está em sua quarta edição, Michelle Strzoda ressalta que o objetivo dos encontros é promover conversas sobre nomes de importância mundial, ao mesmo tempo em que são repassadas informações históricas.

— Embora sejam encontros informativos, não estamos falando de palestras acadêmicas; os encontros são informais. É tudo muito visual, para poder remeter à época abordada — explica Michelle.
 

Confira abaixo algumas perguntas que a equipe Deli Delícia fez a respeito do evento. 


>> De onde surgiu a ideia do Degustando Palavras?

Ana e Michelle Strzoda se conheceram em 2013, sendo Frida Kahlo a “madrinha” desse encontro. Depois de ler matéria no jornal O Globo falando a respeito de um evento sobre Frida que a Ana estava fazendo, Michelle marcou um encontrou com ela e, desde então, se formou essa parceria que acabou levando à primeira edição do Degustando Palavras, que durou de janeiro até maio de 2014. O evento teve grande sucesso e, pouco tempo depois, teve início a segunda temporada, que foi de agosto até dezembro do mesmo ano, com o tema “Inspiração”.  Ambas foram realizadas no Centro Cultural da Justiça Federa.

Durante 2015 e 2016, Ana e Michelle fizeram eventos menores, que acabaram se multiplicando, ajudando a aumentar a ideia e a percepção do público, e também participaram de editais e apresentaram o projeto para empresas. Em 2017 voltaram a planejar e produzir os eventos. A terceira temporada – novamente um sucesso – foi entre fevereiro e março de 2018, no Instituto Estação das Letras.

Recentemente chegou o convite da Deli Delícia para sediar e apresentar o evento, trazendo essa nova experiência aos seus clientes, na loja Jardim Oceânico, que fica na Avenida Olegário Maciel, pertinho do metrô.

>> Como foi feita a escolha das celebridades-tema? 

Alguns são recorrentes, mas a cada edição sempre trazemos algo inédito. Tudo depende do recorte para a temporada que está sendo produzida no momento, assim como do timing e do termômetro da temporada anterior. Há uma pesquisa sobre o Degustando Palavras e várias celebridades ainda inéditas na manga. Isso possibilita trabalhar com personagens que são muito queridas do público e ao mesmo tempo apresentar novidades, surpreender.

Frida Kahlo e Fernando Pessoa sempre lotam nos eventos temáticos menores, então acabam se tornando recorrentes. Na primeira edição do Degustando, foi tanta procura da Frida que houve necessidade de abrir uma segunda apresentação, em outro local. Ana Roldão, por ser portuguesa, apaixonada e emotiva, cativa toda a plateia quando fala de Fernando Pessoa – todos os participantes acabam se sentindo transportados até Lisboa, como se estivessem andando pela cidade e encontrando o próprio Fernando Pessoa (que é o poeta preferido de Michelle).

Porém há necessidade de inovar a cada temporada, então a busca por novos personagens a cada edição. A ideia é sempre apresentar uma personagem sob uma nova ótica. Dessa vez trouxemos a Jane Austen. Ela tem uma legião de fãs de sua literatura alucinante, apaixonante, ardente... e tem muita coisa de comida em sua obra. Algumas vezes a dificuldade não é como associar uma personagem à comida, mas sim decidir entre o que deixar e o que cortar, pois como o tempo passa muito rápido, apesar de ser um evento de 2 horas, fazer a curadoria, o recorte dos pontos a serem abordados é um desafio.

>> O que o público vai encontrar no evento? Curiosidades sobre as personagens, fatos curiosos...

Lembranças de infância, resgate de memórias, busca de autoconhecimento, do entendimento da comida como cultura, cultura de alimentação... Vamos falar de comida enquanto fazemos uma viagem no túnel do tempo, abordando a vida e a obra destes personagens que, a princípio, não são lembrados por aspectos gastronômicos. Vamos reapresentá-los ao público através de detalhes de suas biografias. Ao fim de cada evento, dicas de leituras e filmes para quem quer se informar mais sobre os protagonistas.

Uma curiosidade: Ana Roldão, além de historiadora, também é chef de cozinha e se encarrega de criar o cardápio de bebidas oferecido a cada encontro. E, pela primeira vez, o Degustando Palavras terá um jantar, o grande diferencial desta temporada. Um jantar não só de palavras, mas de experiências sensoriais de paladar.

>> Podemos adiantar algo sobre as degustações gastronômicas?

Tudo surpresa, o cardápio é surpresa, as degustações são sempre surpresa, mas todas inspiradas no personagem homenageado do dia. Os participantes serão recebidos com um drink de boas-vindas (novidade desta temporada) e, ao final do evento, receberão também um brinde gastronômico. Quem quiser, ainda poderá levar e guardar o cardápio.

Ao final dos cinco encontros haverá um sexto encontro, que na verdade será um Jantar de Palavras. Um panorama de todos os pontos que foram abordados nos encontros anteriores e uma releitura de pratos e drinks das obras, ou favoritos ou que o personagem cozinhava. Serão servidas cinco harmonizações criadas especialmente para a ocasião. É um jantar inspirador e que pode ser dado como presente, pois dá direito a um acompanhante.

Já se animou para vir, né? Então convide os amigos e clique aqui para reservar o seu lugar, porque as vagas são limitadas!

Aproveite para conferir também o que saiu na mídia sobre esse evento: