ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NO VERÃO

Verao deli picole frutas

Você achou mesmo que a Deli Delícia não viria aqui com dicas sensacionais para se alimentar bem neste verão?

 

O verão é engraçado. Quando ele chega, muitas pessoas correm para o ar-condicionado, e outras para a praia. Uns tiram férias, já outros continuam a rotina de trabalho. Mas uma coisa em comum que não dá pra negar é que a alimentação muda, nem que seja naturalmente. Afinal, nosso corpo pede alimentos mais frescos, fora a necessidade de consumir muitos líquidos. Então, fique com algumas dicas providenciais para fazer bonito quando o assunto é comidas de verão.

Já vamos começar pela dica bônus de alimentação saudável: não faça uma dieta enlouquecedora apenas para ficar esbelto para as praias ou para o carnaval. A ideia do corpo perfeito não cabe aqui, mas do corpo saudável, faz todo o sentido! Por exemplo, você sabia que 80% do peso das pessoas é definido pela genética? Portanto, alimente-se bem, não dê bola para a opinião alheia, para as dietas milagrosas das celebridades e das revistas, e vamos em frente.

  1. Experimente alimentos com cuidado.

Comer saudável não significa restrição de todos as delícias encontradas durante as férias do verão 2018, como churrasco, hambúrguer, pizza e sorvetes da Deli Delícia. Mas significa maneirar, principalmente nos novos alimentos, pois estes tendem a ser mais prazerosos e, consequentemente, aumentam o apetite em comparação aos que comemos o tempo todo.

Agora, uma pausa para o momento ciência Deli Delícia: há um fenômeno chamado Saciedade Sensorial Específica (SSE) e vamos tentar explicá-lo de forma simples. Sabe aquela sensação irresistível de comer uns dois ou treze chocolates depois do almoço? Isso não é Saciedade Sensorial Específica, que se baseia em comer seletivamente, não deixando se levar por aquele plus da refeição. Entre outras palavras, você não se sentirá “cheio (a)”. É um bom exercício a ser colocado em prática quando se está diante de novidades.

  1. Seja gentil com... você!

Refeições fora do “padrão” durante alguns dias ou semanas de férias não vão te impedir de seguir hábitos saudáveis. Se houver algum lapso, não deixe que isso se torne um colapso (que frase bonita!). Um estilo de vida saudável durante o período não se resume a “tudo ou nada”, mas sim uma continuação. O importante é ter em mente o quadro geral. Então, independentemente dos seus objetivos de saúde e peso, você merece desfrutar de algumas delícias mais… calóricas, podemos assim dizer. Afinal, quem resiste a um chope gelado da Antuérpia e pizza depois da praia na Deli Delícia?

 

  1. Que tal colocar frutas e verduras?

Pode ser a metade do prato, não tem problema. Nunca é uma má idéia colocar frutas (ricas em água, como melancia, uvas e abacaxi), legumes e verduras extras no prato, elas são excelentes no verão, especialmente se você optar por aqueles que estão na temporada, quando os nutrientes são ainda mais eficazes para o corpo. Faça disso uma regra no dia a dia, pois vão te trazer benefícios. Outra coisa: há vários que são deliciosos e refrescantes. Uma dica: toda quinta-feira, a Deli Delícia recebe frutas e verduras fresquinhas, direto do produtor. Vale uma conferida!

  1. Beba líquido, mas muito.

“Ok, nós já sabemos disso”. Porém, precisamos reforçar sempre, pois é, de fato, muito importante se hidratar neste calor. Devido aos elevados níveis de umidade, o suor evapora lentamente, fazendo com que seu corpo libere o calor de forma mais eficiente. Além disso, ajuda a combater a ressaca. Logo, é necessário beber (muita!) água, independentemente das atividades físicas e se estiver com sede. Isotônicos, água de coco e sucos naturais também são ótimas opções.

  1. Dê atenção às refeições.

O verão no Brasil já é atípico, imagine-o no Rio de Janeiro com seus já conhecidos 40 graus. É necessário, portanto, disposição e saúde para encarar o dia a dia, até porque sintomas como tontura, cansaço e má digestão são mais frequentes. A boa, então, é investir pesado em uma alimentação leve e nutritiva. Aqui vão algumas dicas:

  • No café da manhã, dê prioridade aos queijos brancos, leite e iogurtes sem lactose e ovos mexidos sem gordura. Troque aquela manteiga por uma geleia sem açúcar e não se esqueça de um carboidrato leve, como torradas e cereais. E, claro, coma uma fruta.

  • Como dissemos, separe um espaço do prato para saladas durante o almoço. Em seguida, escolha versões integrais de arroz e macarrão, além de batata, mandioca ou milho. Como fonte de proteína, assados e grelhados sem muita gordura.

  • Para finalizar o dia, aposte em omeletes de claras, legumes, saladas (pode ser de macarrão, que é deliciosa) e filés grelhados acompanhados de salada.

Nos lanches pela manhã, de preferências aos iogurtes e frutas. À tarde, cereais integrais, sanduíches naturais, geleias sem açúcar, frutas, entre outras opções mais suaves. As sobremesas podem ser feitas de picolés de frutas, soberts e gelatinas. Dica número dois, nossos picolés e sorbets são feitos de frutas de verdade, além de ingredientes de primeira qualidade. Dá uma olhada de como são feitos aqui e veja a maravilha que são!

Resumindo: evite alimentos pesados, como gorduras e frituras, que retardam a digestão. Não é para cortá-los, mas sim diminuir, afinal, vez ou outra, nosso organismo anseia por algo assim.

Para completar, a Deli Delícia está com um combo de verão para quem quiser se alimentar bem e ter a comodidade de levar delícias para praias ou piscinas. São 2 sucos Deli Delícia de 1 litro (sabores disponíveis na loja) + 1kg de salada de frutas + 1 sanduíche de 30cm, entregues numa bag térmica cheinha de gelo. Tudo isso por apenas  R$ 170,00. Vale muito a pena. E a gente entrega, na piscina ou na praia, basta ligar para o delivery - 3572-8539.

E você, como tem se alimentado durante o verão? Já está seguindo algumas dessas dicas?